Skip to main content

O mercado de alimentação fora do lar segue em constante evolução, impulsionado pelas mudanças nos padrões de consumo, tendências alimentares e avanços tecnológicos. Esse segmento engloba uma ampla gama de estabelecimentos gastronômicos e empresas de serviços alimentares, incluindo restaurantes, bares, cafeterias, sorveterias, fast foods, food trucks, delivery, catering, entre outros.

Um levantamento realizado pelo Instituto Foodservice Brasil, em colaboração com a Mosaiclab, revelou que em 2022 brasileiros gastaram R$ 216,2 bilhões no setor de alimentação. Esses números são extremamente expressivos e evidenciam a potência e a importância do segmento e suas atividades para a economia do país. A pandemia de COVID-19 também influenciou intensamente o ramo, levando a ampliação notável das entregas e pedidos online, além de motivar adaptações nos modelos de negócios para assegurar a higiene e segurança dos alimentos e dos ambientes onde são produzidas as refeições.

As refeições coletivas compõem uma parte significativa do mercado de alimentação fora do lar, fornecendo serviços alimentares em grande escala para instituições, empresas, eventos e comunidades. Essas refeições, frequentemente servidas em locais como escolas, empresas, hospitais e eventos corporativos, têm sido afetadas pelas transformações nos hábitos de consumo e por novas preferências alimentares observadas no setor.

Um dos desafios contínuos enfrentados pelo mercado é atender às crescentes demandas e necessidades por opções alimentares mais saudáveis, seguras e personalizadas. Isso reflete a mudança de paradigma dos consumidores, que estão cada vez mais atentos e exigentes à qualidade, procedência dos alimentos e preocupados com a saúde e bem-estar.

Adicionalmente, as tendências emergentes apontam para uma maior adoção de práticas sustentáveis, com clientes valorizando cada vez mais as políticas eco-friendly, desde a escolha de ingredientes até a gestão de resíduos. Esse movimento reflete não apenas uma preocupação com a própria saúde, mas também com o impacto ambiental e a sustentabilidade, tornando-se um fator determinante na escolha dos seus alimentos e locais de preparo e de consumo.

Conte com a Construímos para reformar, adequar e construir o seu espaço de acordo com as normas e padrões mais rigorosos de higiene, qualidade e segurança alimentar. Somos uma empresa especializada em obras educacionais, industriais e comerciais de cantinas, restaurantes, refeitórios e cozinhas!

Leave a Reply

Peça uma Visita Técnica
Não fique com dúvida!
Fale já com um de nossos consultores.
Ao enviar essa mensagem, você nos informa que está de acordo com os termos descritos na nossa política de privacidade, caso queira consultar, basta clicar aqui.