Skip to main content

As boas práticas nos serviços de alimentação são determinantes para garantir a segurança e a qualidade dos alimentos oferecidos aos consumidores. Conforme estabelecido na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 216/2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), as práticas de higiene, limpeza e organização são fundamentais para assegurar a excelência e a confiabilidade dos produtos servidos. O regulamento define diretrizes específicas que devem ser seguidas por todos os estabelecimentos alimentícios do país.

O processo criterioso deve passar por inúmeras etapas, que se iniciam na seleção dos fornecedores, passando pela compra, recebimento, pré-preparo, preparo, embalagem, armazenamento, transporte, distribuição e exposição à venda para o consumidor final. A higiene pessoal dos funcionários é outro aspecto importante. A lavagem frequente das mãos, o uso de uniformes limpos e a adoção de equipamentos de proteção individual, como luvas e toucas, são essenciais para evitar a contaminação dos alimentos e estão em conformidade com as diretrizes da RDC.

A limpeza das superfícies, equipamentos e utensílios precisa ser um procedimento regular e rigoroso. A desinfecção periódica desses itens previne a contaminação cruzada e reduz o risco de doenças transmitidas por alimentos. Áreas de preparação e manipulação devem ser higienizadas meticulosamente, especialmente aquelas em contato direto com alimentos crus. A limpeza dos pisos, paredes, tetos, sistemas de ventilação e exaustão é indispensável para prevenir a proliferação de bactérias e outros patógenos. A atenção aos detalhes, como a eliminação de possíveis focos de sujeira, é parte integrante dessas práticas.

Conte com a Construímos para reformar, adequar e construir o seu espaço de acordo com as normas e padrões mais rigorosos de higiene, qualidade e segurança alimentar. Somos uma empresa especializada em obras educacionais, industriais e comerciais de cantinas, restaurantes, refeitórios e cozinhas!

Leave a Reply

Peça uma Visita Técnica
Não fique com dúvida!
Fale já com um de nossos consultores.
Ao enviar essa mensagem, você nos informa que está de acordo com os termos descritos na nossa política de privacidade, caso queira consultar, basta clicar aqui.