Skip to main content

Na arquitetura e decoração, essa abordagem se torna cada vez mais importante e revolucionária no desenvolvimento e criação dos projetos. Seu propósito é atender às necessidades de uma diversidade de usuários, independentemente de suas idades, habilidades físicas ou cognitivas. O objetivo central é promover uma verdadeira integração, conforto e autonomia, transformando ambientes em espaços acessíveis, adaptáveis e funcionais para todos.

Os ambientes precisam ser projetados considerando aspectos de acessibilidade, flexibilidade e praticidade, oferecendo uma experiência que seja inclusiva e agradável para os todas as pessoas.

 

Benefícios do Design Inclusivo

Promoção da Igualdade: O design deve ser útil e concebido para pessoas com necessidades diversas, garantindo que todos os usuários tenham acesso e possam utilizar os espaços de forma igualitária.

Valorização social e empresarial: A incorporação de princípios de Design Inclusivo pode aumentar a reputação de um empreendimento ou profissional, refletindo um compromisso social e ético.

Flexibilidade no uso: O design precisa acomodar e respeitar uma ampla variedade de preferências e habilidades individuais.

O Inovação e criatividade: O foco na inclusão pode levar a soluções inovadoras e criativas no design de espaços, móveis e objetos, ampliando as possibilidades de criação.

Simplicidade e intuitividade: O design deve buscar ser intuitivo e de fácil compreensão, proporcionando uma interação intuitiva e simplificada com os ambientes e objetos.

 

Diretrizes e normas de acessibilidade

Diretrizes e normas de acessibilidade são fundamentais para assegurar a igualdade de acesso e garantir a inclusão de todas as pessoas em diferentes ambientes e situações. A Norma ABNT NBR 9050 se destaca ao abranger condições de acessibilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Ela estabelece parâmetros técnicos e diretrizes específicas, visando facilitar a circulação e o uso desses espaços por todas as pessoas, englobando desde características arquitetônicas até aspectos de sinalização.

Por outro lado, a lei brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146/2015, é um marco legal que firma os direitos das pessoas com deficiência no Brasil. Esta legislação propõe uma série de medidas para promover a igualdade, a autonomia e a inclusão dessas pessoas em diferentes esferas da sociedade.

 

Conte com a Construímos para reformar, adequar e construir o seu espaço com soluções inteligentes e personalizadas. Somos uma empresa especializada em arquitetura e engenharia!

 

 

 

 

Leave a Reply

Peça uma Visita Técnica
Não fique com dúvida!
Fale já com um de nossos consultores.
Ao enviar essa mensagem, você nos informa que está de acordo com os termos descritos na nossa política de privacidade, caso queira consultar, basta clicar aqui.