A observância de normas e diretrizes é fundamental para adequar os espaços e projetar sistemas de gestão de segurança alimentar, garantindo que cada etapa do processo seja cuidadosamente controlada para minimizar riscos à saúde e assegurando a segurança alimentar, a qualidade dos produtos e a saúde tanto dos consumidores quanto dos colaboradores. Diversos regulamentos, padrões e práticas devem ser seguidos para garantir a conformidade legal e operacional dos estabelecimentos. Confira a seguir quais são!
ISO 22000: Esta é uma norma internacional que implementa requisitos para um sistema de gestão de segurança alimentar. Seu propósito é assegurar que organizações envolvidas na cadeia alimentar controlem os perigos associados à segurança dos alimentos.
RDC 216/2004 ANVISA: No Brasil, a Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária institui as diretrizes para a boas práticas para serviços de alimentação, como restaurantes, visando garantir a segurança dos alimentos e a saúde dos consumidores e colaboradores por meio de práticas higiênicas e operacionais.
NBR 15635: Norma Brasileira que trata das instalações e equipamentos para restaurantes, definindo parâmetros técnicos para projetos e construções de cozinhas industriais e estabelecimentos similares.
Por meio dessas diretrizes, é possível estabelecer ambientes propícios para uma gestão alimentar responsável, reforçando o compromisso com a excelência e segurança em todas as etapas da cadeia alimentar.
Conte com a Construímos para reformar, adequar e construir o seu espaço de acordo com as normas e padrões mais rigorosos de higiene, qualidade e segurança alimentar. Somos uma empresa especializada em obras educacionais, industriais e comerciais de cantinas, restaurantes, refeitórios e cozinhas!